top of page
Foto do escritorjaostage

A relação da era Super x o fenômeno SUPERNOVA

Atualizado: 14 de fev.



Após o lançamento do quarto álbum de estúdio de Jão, intitulado Super, que completa a sequência de álbuns inspirados nos elementos naturais (terra, ar, água e fogo), a atenção dos fãs foi direcionada para uma possível nova produção do artista, que está em Los Angeles no momento. Em seus stories, Jão compartilhou parte de um possível processo de produção musical. Ele esteve na Universal Music e também se encontrou com Roy Lenzo, compositor e produtor que já produziu canções de Lil Nas X.


Fotos: Instagram (@jao)


Existia uma teoria desde o festival The Town de que Jão lançaria algum projeto chamado SUPERNOVA; já que ele usou uma camisa personalizada com essa palavra. Vale lembrar que foi assim que ele divulgou em seu Instagram o nome de seu álbum Super.


Fotos: Instagram (@jao)


A palavra "supernova" não apenas carrega um simbolismo poderoso, mas também se conecta profundamente ao tema central de Supe: uma explosão. Super é a explosão de quem ele se tornou, enquanto a supernova é a explosão que ocorre no final da vida de uma estrela.



Fotos: Divulgação


Por isso, cogitamos SUPERNOVA como uma possível versão deluxe do álbum Super: a analogia do fenômeno que marca o fim da vida de uma estrela, mas também dá origem a novos elementos e estrelas, pode ser interpretada como o encerramento de um ciclo: o ciclo Super, o ciclo de quatro álbuns baseados em elementos da natureza.


Fotos: Divulgação


Por encerrar uma vida e dar início a outra, a supernova seria o elemento perfeito para fechar esse ciclo. A citação desse fenômeno em uma composição do álbum Anti-Herói indica que a supernova já fazia parte do conceito dos quatro elementos, ou tinha algum significado especial para o compositor.


"Uma noite de supernova/Pois da morte vem a vida"


Neste trecho da canção "A última noite", Jão refere-se à supernova como algo que o mata — emocionalmente falando — para, então, dar lugar a uma nova vida. Da mesma forma, o compositor pode considerar a utilização da supernova como um elemento final para renascer em sua próxima obra. É interessante observar que essa referência ao fenômeno também encontra eco na música "Tempos de Glória":

"Me mataram ontem mas nunca me senti tão vivo"


O trecho ressoa com a ideia de morte e renascimento, assim como a supernova simboliza. Assim, essas conexões entre as músicas sugerem uma continuidade temática e emocional ao longo do trabalho do compositor, marcando uma jornada de transformação simbolizada pela morte em vida.


Fotos: Divulgação


Deixando para trás tudo que viveu na história dos seus vinte e poucos anos — inspiração para o álbum Super — e entrando na fase de seus trinta anos, o artista simbolicamente mata a estrela que foi durante seus quatro álbuns. Jão explode em quem se tornou após viver essa era, dando espaço para uma nova versão de si mesmo; uma nova persona artistica e também; sentimental.


Como os fãs sabem, o álbum Super foi construído ao redor do elemento fogo, mas também incorpora explicitamente o elemento estelar, fortalecendo a teoria SUPERNOVA, que em uma explosão, mataria a persona Super — representada pela estrela —, dando lugar à novos elementos: seus futuros projetos.


Fotos: Divulgação


O álbum Super, conhecido por sua sonoridade coesa e experimental, explora diferentes estilos musicais e temas como o autoconhecimento, sonhos, medos, o amor e a sexualidade. A teoria SUPERNOVA sugere que este álbum seria uma continuação dessa jornada musical, aprofundando os temas explorados em Super em canções inéditas — como um trecho em inglês que Jão compartilhou em seus stories — assim como prováveis versões estendidas — como a versão de Locadora que nos foi apresentada ao vivo na Superturnê —.


Fotos: Instagram (@jao) e Acervo Pessoal Jão Stage.


A expectativa em torno do próximo trabalho de Jão é alta devido ao sucesso de Super, que quebrou recordes com um álbum bem recebido e uma turnê de sucesso que está rodando o Brasil. A teoria da SUPERNOVA não apenas alimenta essa expectativa, mas também oferece uma perspectiva megalomaníaca para o futuro da música do artista. Esta teoria abre um leque de possibilidades para o futuro da música de Jão: a coesão musical de SUPER, a simbologia da supernova e a expectativa do público formam um cenário perfeito para a exploração profunda dos temas retratados, assim como de novas sonoridades, prometendo uma experiência musical ainda mais enriquecedora.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page