top of page
Foto do escritorjaostage

Estruturas dos palcos da Turnê Pirata



No dia 13 de março de 2024, a estreia da Turnê Pirata completou dois anos. Com 40 datas por todo o país e 7 delas esgotadas só em São Paulo, a turnê passou por dois festivais: Lollapalooza e Rock In Rio. Em cada um deles, foi montado uma estrutura e performance exclusiva para cada show. Toda a direção, produção e cenografia da Turnê Pirata foram assinadas pela UFO Sounds. Jão, Pedro Tófani e Renan Augusto trabalharam juntamente na direção criativa dos shows, compartilhando ideias e unindo-as, para que assim estivessem satisfeitos com a estrutura da turnê.


Em entrevista ao Popline momentos antes do show do Rock In Rio acontecer, Pedro Tófani falou um pouco sobre a criação e direção dos shows:

“A gente sempre falou muito de show. A carreira dele sempre foi focada em show, as músicas que ele faz. A estratégia de álbuns, de lançamentos é tudo focando, focado nesse momento do ao vivo. Eu acho que isso traz consequências muito boas para a carreira dele.”


Live TikTok



No dia 16 de novembro de 2021, Jão performou pela primeira vez as músicas de seu até então mais recente álbum, Pirata, em uma live no Tiktok. A estrutura teve um carro vermelho suspenso no ar, onde Jão cantou bem em frente ao objeto. Sentado no capô e em cima do carro, o cantor performou ‘Não Te Amo’ e ‘Coringa’, ambos singles do álbum Pirata.


Fotos: Divulgação UFO Sounds.

A estrutura do palco formava uma espécie de “T”, e Jão performou suas músicas na parte frontal dela, no centro. Bem na ponta dessa estrutura, havia um segundo palco com o teclado, onde Jão deu início à transmissão com ‘Clarão’. Um pouco abaixo do palco, havia uma pequena quantidade de água, formando uma espécie de “piscina”, remetendo ao elemento natural do álbum Pirata, a água.


Turnê Pirata



No dia 13 de fevereiro de 2022, a estreia da turnê Pirata aconteceu. A introdução do show começou e logo as cortinas caíram, revelando um navio no centro do palco. A primeira música começa com Jão em cima do navio, cantando ‘Clarão’. Em diversas músicas, Jão volta para onde iniciou o show, em cima do navio, mas era em frente a ele que performava a maioria da setlist.


Fotos: Divulgação UFO Sounds.

A estrutura também contava com uma segunda parte, o famoso “Palco B”. O palco B ficava em frente ao palco A, o principal. Nesta segunda estrutura, Jão performava ‘Você Me Perdeu’ tocando o teclado, e na penúltima música, retornava para cantar. Olhos Vermelhos é considerado um dos pontos altos do álbum Pirata e a estrutura possibilitava que chovesse no palco B durante a performance.


Fotos: Rafael Strabelli.

LollaPalooza


Foto: Rafael Strabelli.

Em 26 de março de 2022, Jão se apresentou pela primeira vez no Lollapalooza. Com um polvo inflável gigante no centro do palco, foi a primeira vez que tivemos uma estrutura de palco diferente nessa turnê. Essa mesma estrutura foi usada em outros festivais que Jão participou.


Fotos: Rafael Strabelli / Divulgação UFO Sounds.


Rock In Rio 2022



Em 9 de setembro de 2022, Jão se apresentou no palco Sunset do Rock In Rio, também pela primeira vez. O destaque da estrutura foi a boca de tubarão gigante no centro do palco, que se abre no início do show e Jão sai da mesma, fazendo uma analogia a primeira imagem da turnê que foi divulgada e um dos mais conhecidos photoshoots da Era Pirata.


Fotos: Divulgação UFO Sounds / Gabriela Schmdt.


Foto: Divulgação UFO Sounds.


A estrutura também contou com cinco plataformas suspensas no ar, coberta por um “véu” branco. Jão ficou na estrutura central, enquanto a orquestra se dividiu entre as duas de cada lado. Nesse bloco, ele homenageou Cazuza, que cantou na primeira edição do festival (1985).


Fotos: Divulgação UFO Sounds.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page