top of page
Foto do escritorjaostage

O universo cinematográfico do Jão




Como seria um universo cinematográfico do Jão? Como amantes do cinema, reunimos aqui alguns filmes que tenham a estética parecida com clipes do nosso cantor, comparando os materiais com imagens e descrevendo cada um.


Vou morrer sozinho como Labirinto do Fauno



O clipe possui elementos visuais que lembram o filme “O Labirinto do Fauno” dirigido por Guilherme Del Toro que contém uma atmosfera sombria e fantasiosa, com imagens surrealistas e com um senso de isolamento e introspecção.


Álcool como Deixe a Luz do Sol Entrar



O videoclipe "Álcool" de Jão apresenta uma estética visual única que considerando o tema e a atmosfera do clipe, elementos visuais podem ser comparados ao filme "Deixe a Luz do Sol entrar", dirigido por Claire Denis.


Imaturo como As Vantagens de Ser Invisível



Imaturo tem uma estética que pode evocar elementos de filmes que exploram a jornada emocional e a autodescoberta de jovens adultos, como "As Vantagens de Ser Invisível" (The Perks of Being a Wallflower), dirigido por Stephen Chbosky. Tanto o filme quanto o clipe apresentam uma narrativa centrada na juventude, relacionamentos interpessoais e autenticidade emocional.


Não te amo como O Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças



O clipe de "Não Te Amo" pode ser comparado visualmente a filmes que exploram temas de desilusão amorosa e melancolia, como "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" (Eternal Sunshine of the Spotless Mind), dirigido por Michel Gondry. Os dois uma estética visual que reflete o tumulto emocional dos personagens, com imagens simbólicas e uma paleta de cores que evoca sentimentos de tristeza e introspecção.


Enquanto me beija como 500 Dias com Ela



O clipe de Enquanto Me Beija pode remeter elementos visuais de filmes românticos contemporâneos, como "500 Dias com Ela" (500 Days of Summer), dirigido por Marc Webb. Um e outro apresentam uma estética visual que destaca a intimidade e os altos e baixos emocionais dos relacionamentos amorosos, com cenas que alternam entre momentos de felicidade e tristeza.


Essa eu fiz pro nosso amor como Diário de Uma Paixão



O clipe se assemelha a filmes românticos que exploram a jornada emocional dos relacionamentos, como "Diário de uma Paixão" (The Notebook), dirigido por Nick Cassavetes. Um tanto o outro apresentam uma estética visual que destaca a intimidade e a conexão emocional entre os personagens, com cenas que retratam momentos significativos na história de amor.


Me beija com raiva como Encontros e Desencontros



A música e o clipe relatam sobre um relacionamento intenso e bastante emotivo, assim como "Encontros e Desencontros" (Lost in Translation), dirigido por Sofia Copolla. Ambos apresentam uma narrativa centrada em um relacionamento apaixonado e complexo, com ênfase nas emoções e na conexão entre os personagens principais.


Coringa como Táxi Driver



Elementos visuais podem ser comparados ao videoclipe "Coringa" de Jão é "Taxi Driver", dirigido por Martin Scorsese. Este filme também retrata um personagem principal solitário e alienado da sociedade, imerso em um ambiente urbano sombrio e corrupto. A estética visual de "Taxi Driver", assim como a interpretação do protagonista por Robert De Niro, podem compartilhar semelhanças temáticas com o videoclipe "Coringa".


Amor pirata como Splash, Uma Sereia em Minha Vida



Assim como no videoclipe de Amor Pirata, no longa-metragem Splash, Uma sereia em minha vida, a paixão acontece entre um homem e uma sereia, que fica imersa nas águas do mar mas que também caminha em terra firme. Muitas cenas do filme podem ser relacionadas com o filme, lançado em 1984, como por exemplo, a do casal protagonista se beijando sob a água, em que se assemelha bastante a takes do videoclipe.


Pilantra como Sr e Sra. Smith



No filme de 2005, o casal que aparenta ser normal, na verdade, são assassinos de aluguel. No videoclipe de Pilantra, lançado em 2023, o casal também escondia segredos: as brigas quando estavam fora dos holofotes. Ambos faziam sucesso estrondoso e sempre apareciam juntos na imprensa, mas Jão começa a se destacar mais, tendo mais aclamação e atenção da mídia.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentar


bottom of page